Impermeabilização de piscina: 5 erros que você não deve cometer

Para evitar erros na hora de realizar uma impermeabilização de piscina, é necessário tomar alguns cuidados que vão garantir a qualidade e longevidade da aplicação. São detalhes simples, mas que fazem toda a diferença para alcançar um resultado satisfatório e evitar preocupações futuras.

É comum encontrar erros de execução ou mesmo de caracterização de impermeabilizantes, que podem causar a má performance de qualquer tipo de sistema utilizado. E é claro que ninguém gostaria de ver um trabalho sendo inutilizado por erros que poderiam ser facilmente evitados.

Então, para ajudar você a realizar uma impermeabilização de forma correta e tranquila, foram listados abaixo os 5 erros que você não deve cometer na hora de impermeabilizar a piscina:

1 – Não seguir a metodologia de aplicação do impermeabilizante empregado na impermeabilização de piscina

 

O primeiro e mais importante dos passos é entender as etapas a serem executadas, e como serão executadas. É necessário que toda a metodologia de aplicação seja realizada de forma adequada, seguindo as orientações das normas técnicas e do fabricante dos produtos que serão utilizados.

Realizar qualquer alteração na hora da aplicação, que não vá de encontro ao que o manual de aplicação diz, vai acabar interferindo no resultado do processo. Portanto, não tente fazer “atalhos” que na maioria das vezes só vai gerar problemas posteriores.

2 – Não preparar a superfície antes da impermeabilização

 

Antes de iniciar a aplicação de qualquer tipo de impermeabilizante, é preciso garantir que a superfície da piscina esteja devidamente tratada e regularizada. Entenda melhor como fazer a preparação, no manual de aplicação do Imperlast Piscina.

3 – Aplicar impermeabilizante sobre superfícies irregulares

 

Nenhum tipo de impermeabilizante deve ser aplicado sobre superfícies que não estejam coesas, isto é, que apresentem desplacamento, fragilidade ou pulverulência (soltando pó).

A pulverulência está diretamente relacionada à aderência. Ou seja, se existe presença de pó na superfície, os produtos aplicados não vão aderir efetivamente na superfície e os problemas surgirão em pouco tempo.

4 – Não realizar a limpeza da superfície antes da impermeabilização de piscina

 

Apesar de parecer simples e lógico, essa é uma das etapas mais importantes da preparação para qualquer aplicação, e não deve ser negligenciada.

É necessário sempre promover a descontaminação em todos os substratos para que as condições ideais de aderência e performance dos impermeabilizantes seja alcançada. Entenda mais sobre como realizar a limpeza da forma correta, para obter os melhores resultados.

5 – Não realizar o teste de estanqueidade

 

É muito importante que o teste de estanqueidade seja realizado após a impermeabilização. É a partir dele que você poderá se certificar de que a impermeabilização funcionou corretamente, ou identificar possíveis falhas durante o processo. Caso ocorra algum problema, o teste permite que a correção seja feita de forma mais rápida.

Atenção às normas técnicas para impermeabilização

Existem algumas normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e é altamente recomendável que elas sejam seguidas, tanto no projeto quanto na execução da impermeabilização, pois elas já preconizam e estabelecem metodologias para a execução da impermeabilização.

Por exemplo, a NBR 9574:2008 trata das premissas acerca da “Execução de Impermeabilização”. Enquanto a NBR 9575:2010 preconiza a “Seleção e Projeto” de diversos tipos de impermeabilizantes. As duas funcionam como um guia, estabelecendo as melhores práticas na hora de impermeabilizar uma superfície.

Atenção também à qualidade dos produtos

Se você seguir todas as orientações que foram listadas, mas utilizar com um produto de baixa qualidade, infelizmente seu resultado estará comprometido.

Pesquise e escolha impermeabilizantes que atendam os parâmetros exigidos pelas normas técnicas brasileiras, de empresas que tenham comprometimento com as melhorias de seus produtos e processos. Além disso, o tipo de tecnologia utilizada também deve ser considerada. Existem tecnologias que promovem muitos danos ao meio ambiente, que geram muito entulho e são difíceis de aplicar.

Por isso a borracha líquida tem sido cada vez mais utilizada. Com características que unem praticidade, alto rendimento, resistência e facilidade de manutenção, é uma das melhores opções do mercado hoje.

Imperlast – Borracha Líquida para impermeabilização de piscina

A Imperlast oferece soluções inovadoras para a impermeabilização de piscina, a partir de produtos de fabricação própria, com foco em melhorias contínuas, diminuição do impacto ambiental e alto controle de qualidade.

Além de piscinas, a Imperlast também possui soluções específicas para lajes, telhados, fachadas, estacionamentos, entre outros.

Todos os produtos possuem a performance assegurada por laudos técnicos laboratoriais e atendem às normas construtivas brasileiras (ABNT NBR), e isso representa mais segurança para você na hora de reformar e construir.

Quer saber um pouco mais sobre impermeabilização de piscina? Acesse nosso conteúdo Impermeabilizante para piscina: como fazer a melhor escolha?

Aperte ENTER para realizar a busca ou ESC para fechar
Precisa de ajuda?