Impermeabilizante para piscina: como fazer a melhor escolha?

Fala a verdade! O desejo de consumo de 10 entre 10 brasileiros é ter uma piscina em casa para se refrescar, jogar conversa fora com os amigos e fazer aquele churrasco no final de semana, certo? Mas, para que os planos não corram o risco de ir, literalmente, “por água abaixo” saiba que investir em um impermeabilizante para piscina é essencial para evitar infiltrações e também para garantir uma maior vida útil  para sua piscina.

Existem piscinas de vários tipos, de diferentes materiais e formas de instalação e manutenção, e você vai encontrar aqui as informações sobre cada uma delas, com suas principais características e tipo mais adequado de impermeabilização.

Escolher e investir em um sistema de impermeabilização adequado é essencial para evitar o surgimento de problemas no futuro.

Via de regra, a melhor forma de evitar dores de cabeça com obras emergenciais é empregar um sistema impermeabilizante que consiga ser eficiente, ainda durante a construção da piscina:

O impermeabilizante para piscina deve:

  • Preservar a funcionalidade da piscina
  • Evitar desperdício de água
  • Manter a integridade da estrutura, evitando desgaste e deterioração do concreto
  • Preservar o acabamento
  • Evitar demolições e enormes gastos com obras de manutenção

O primeiro passo para definir o tipo de impermeabilizante a ser empregado é identificar a superfície de aplicação. No caso das piscinas, temos diferentes sistemas construtivos e por esse motivo é essencial prestar atenção nas particularidades da piscina em questão.

É comum que as piscinas recebam algum revestimento para promover o acabamento desejado pelo proprietário, seja com cerâmicas, pedras, pastilha de vidro e outros.

Essas piscinas são, normalmente, as que demandam maiores custos de manutenção nos sistemas impermeabilizantes, pois demandam a remoção do revestimento para que seja feito o trabalho de correção de vazamentos.

Tipos de piscina mais comuns: Vinil e Fibra e Alvenaria

Piscina de Vinil:

 

No Brasil tem se popularizado cada vez mais a utilização de piscinas de vinil, que além de funcionarem como elemento que promove estanqueidade, ou seja, deixa a superfície livre de vazamentos, também dão o acabamento final.

Em contrapartida, existem algumas desvantagens na utilização do vinil. Entre elas está a fragilidade do vinil, que muitas vezes reflete numa menor vida útil, além de ser uma solução relativamente cara. E no caso de uma ruptura no material, causando infiltração, na maioria das vezes é preciso retirar todo o revestimento antes de realizar uma nova instalação.

Piscina de Fibra de Vidro:

 

Piscinas de fibra de vidro também são muito comuns, seja fibra pré-moldada (aquelas piscinas que já vem prontas) ou moldadas in loco, ou seja, o aplicador estrutura a fibra sobre uma superfície já existente.

Esse é um sistema com excelente durabilidade e facilidade de manutenção. Como sua superfície é bem lisa, sua limpeza é facilitada, porém possui um maior custo de execução.

Piscina de Alvenaria:

 

Este tipo de piscina tem sua estrutura feita em concreto, e pode ser revestida com diversos materiais, tais como: azulejos, pedras naturais, pastilhas de vidro, cerâmicas, entre outros. Uma das suas principais características é que permite uma personalização maior em relação ao formato e também tem uma durabilidade maior, em relação a outros materiais.

Piscinas construídas com esse tipo de material podem demandar maiores custos de manutenção nos sistemas impermeabilizantes, pois geralmente é necessário fazer a remoção do revestimento para que seja feito o trabalho de correção de vazamentos. Em alguns casos, para promover a manutenção, é possível utilizar a borracha líquida diretamente sobre o revestimento. No caso da piscina revestida com azulejo, cerâmicas esmaltadas, porcelanatos, pastilhas vitrificadas, por exemplo, basta promover a aderência da área com uma lixa ferro, de modo a promover a remoção do esmalte das peças.

Imperlast Piscina: versátil, econômico e com alta durabilidade

A Imperlast oferece soluções com excelente custo benefício para piscinas. Soluções econômicas e que podem ser estabelecidas tanto na fase de concepção do projeto, quanto para a manutenção, após o surgimento de vazamentos.

O Imperlast Piscina é um impermeabilizante para piscina feito com a tecnologia borracha líquida, possui relativa facilidade em sua aplicação. Além disso pode, muitas vezes, ser aplicado diretamente sobre o revestimento pré-existente, não necessitando de quebradeira para solucionar vazamentos. Juntamente com o Finalizador Piscina, confere impermeabilização e acabamento, dispensando revestimentos.

Além disso, é extremamente versátil em relação à manutenção e também em relação à construção/projeto.

Revest: solução para áreas revestidas – impermeabilizante para piscina

Se você prefere optar por revestir a piscina, a Imperlast possui uma solução ideal:  Revest. Essa é a melhor opção para substituir sistemas convencionais, como a manta asfáltica.

O Revest é um impermeabilizante à base de resina asfáltica modificada com elastômeros. Ele foi desenvolvido para aplicações que receberão revestimentos cerâmicos e similares.

Assim como o Imperlast Piscina, possui fácil aplicação, durabilidade elevada e valor competitivo se comparado a outras soluções do mercado.

Conclusão – qual o melhor impermeabilizante para piscina?

É preciso considerar as especificidades relacionadas ao seu tipo de piscina, condições de manutenção, orçamento, entre outros fatores, para definir qual sistema de impermeabilização é o mais indicado.

De forma geral, a borracha líquida é uma tecnologia que apresenta uma ótima performance, tanto no momento da construção ou no tratamento de infiltrações e vazamentos durante a vida útil da piscina. Além disso, se destaca pela versatilidade.

Para qualquer impermeabilização, existe uma solução Imperlast para você.

Aperte ENTER para realizar a busca ou ESC para fechar
Precisa de ajuda?