Infiltração na parede: como identificar e acabar com o problema?

Infiltração na parede é um problema relativamente comum, principalmente nas áreas molhadas da casa (cozinhas, banheiros e áreas de serviço). Mas as infiltrações também podem aparecer em áreas secas, pois as causas são diversas e cada uma delas vai exigir um cuidado específico para sanar o problema.

Por exemplo: se uma infiltração na parede for causada por capilaridade, não vai adiantar simplesmente impermeabilizar a parte da parede que está sofrendo com a infiltração: já que a infiltração está vindo do solo, passando pelos capilares (que funcionam como pequenos tubos finos) passando internamente no material construtivo.

Pode parecer um pouco complicado, mas aqui você tem uma explicação bem simples e completa sobre o assunto!

Da mesma forma, existem as infiltrações causadas por pressão negativa, excesso de chuvas, vazamentos em tubulações, entre outras.

Bom, o primeiro passo a ser feito é identificar se a sua parede está ou não com infiltração, e vou pontuar abaixo algumas dicas para que você possa fazer essa análise de maneira mais assertiva.

Como identificar a infiltração na parede:

1 – Desbotamento da cor da parede:

Um dos sinais típicos de infiltração é a mudança da cor na parte da parede que está sendo atingida. A coloração muda e fica mais clara na região afetada, o que pode indicar o início do problema.

2 – Formação de bolhas:

O aparecimento de bolhas na parede é um sintoma bastante comum de vazamentos e infiltrações. Começam a aparecer pequenas bolhas estufadas, causando o descascamento da tinta e esfarelamento dos materiais construtivos.

3 – Aparecimento de manchas escuras (mofo):

As manchas escuras, geralmente acinzentadas ou esverdeadas, são um forte sinal de infiltração, e indicam que há mofo na região. Além de indicar que a estrutura está se deteriorando, o mofo pode causar sérios problemas à saúde.

Os fungos que compõem o mofo afetam principalmente o sistema respiratório, causando tosse, espirro, coriza (e para quem já sofre com alergias, o perigo é ainda maior).

4 – Aumento no valor da conta de água:

Uma mudança no valor da sua conta de água, sem nenhum motivo aparente, pode ser um indicativo de infiltração. Fique sempre atento a esse detalhe que pode te ajudar a identificar o problema.

Mas atenção: certos tipos de infiltração não vão causar alteração no registro de consumo. Esse é um indicativo caso haja algum problema com o encanamento ou estrutura interna que esteja causando o vazamento da água. Portanto, nunca o utilize como único indicativo.

Como acabar com a infiltração na parede:

1 – Identificar sua origem:

Depois que você analisar e constatar que sua parede está mesmo com infiltração, é preciso entender exatamente o que originou o problema. Caso contrário, você corre o risco de corrigir apenas a consequência, e não a causa real: ou seja, a infiltração vai acabar retornando com o tempo.

2 – Escolher a solução adequada ao tipo e local da infiltração

Quando você identificar exatamente o que originou o problema, é hora de partir para a correção com a utilização de soluções impermeabilizantes indicadas para a área atingida.

E aqui está outro ponto de atenção: escolher um impermeabilizante sem levar em conta as características da infiltração e do local em que ela se desenvolveu pode ser um “tiro no pé”.

Alguns produtos são indicados apenas para áreas externas, outros para paredes internas, áreas molhadas, áreas com revestimento, e assim por diante.

Além disso, não faça uma escolha pautada apenas no preço. O barato pode sair caro no longo prazo.

Escolha produtos e empresas que estejam de acordo com as normas brasileiras de impermeabilização e que possuam resistência e durabilidade.

3 – Ter atenção na hora de executar o reparo:

Em alguns casos, é possível impermeabilizar a parede sem a necessidade de fazer nenhuma quebra, sem mão de obra especializada.

Utilizando a borracha líquida, por exemplo: por ser uma tecnologia que possui fácil aplicação, basta seguir as instruções do manual de aplicação e você mesmo pode aplicar.

Mas alguns casos vão demandar a remoção da pintura e reboco, ou até mesmo a quebra da parede para que seja realizada a troca ou reparo da tubulação, caso o problema tenha sido identificado no encanamento.

Nesse caso, a contratação de um profissional experiente para resolver o seu problema é imprescindível, pois envolve toda a estrutura da construção.

4 – Não esquecer da manutenção:

Seguir os 3 passos anteriores é fundamental, mas os cuidados não acabam por aí. Para evitar maiores problemas, é preciso ficar sempre de olho caso novos indícios de infiltração apareçam.

Identificar as infiltrações e vazamentos logo no início vai ajudar você a preservar sua casa e a gastar menos com eventuais reparos.

Para entender mais sobre o mundo da construção e receber informações de qualidade e atualizadas, acesse o blog da Imperlast.

Você vai saber tudo sobre impermeabilização, dicas de aplicação em diferentes superfícies, como: piscina, laje, telhado, fachadas, entre outras. Soluções para redução térmica dentro de casa e para renovação do ambiente, e muito mais!

Aperte ENTER para realizar a busca ou ESC para fechar
Precisa de ajuda?