Goteiras no Telhado: Principais causas e como resolver!

 

Se você sofre com goteiras no telhado da sua casa e não faz ideia de como resolver, esse texto vai ajudar você a entender os motivos, e buscar a melhor solução para o seu problema. 

Mesmo que elas sejam pequenas, e geralmente “resolvidas” com o famoso balde colocado em uma posição estratégica, as goteiras causam um transtorno muito grande, além de serem um sinal de perigo para a estrutura da casa. Isso porque a tendência, caso nenhuma reparação seja feita, é que elas fiquem cada vez maiores e se espalhem por outros lugares da casa. 

Por isso, é muito importante agir rapidamente quando você perceber que seu telhado está com infiltrações, mesmo que a situação no momento não pareça tão grave. Muitas vezes, prorrogar a solução pode trazer muitos danos à sua casa, e algo que seria simples, acaba se tornando um problema sério. 

O telhado é a primeira barreira para a água da chuva, que incide diretamente sobre ele. Sendo assim, é comum que aconteçam algumas falhas que acabam permitindo a infiltração da água. 

Conheça as 4 principais causas de vazamentos e goteiras no telhado, saiba o que fazer – e o que não fazer – na hora de corrigir o problema!

 

1 Telhado com pouca caída

 

A caída é a inclinação do telhado. Cada tipo de telhado tem uma inclinação adequada para que o escoamento da água ocorra da maneira correta. O que acontece, muitas vezes, é que na hora do projeto ou construção, essa inclinação é feita da forma errada, deixando o telhado com pouca inclinação. 

Isso faz com que a água não tenha um caminho fácil para escorrer e acabe retornando por entre as telhas. O resultado? As temidas goteiras no telhado.

 

 

2 Material ou tipo do telhado

 

É comum que alguns tipos de telhados tenham uma resistência menor à água. Em alguns casos, as telhas ficam encharcadas após muitos dias de chuva, o que faz com que o telhado não consiga mais reter a água do lado de fora. 

Por isso, é importante fazer uma escolha que se adeque às condições do ambiente, como quantidade de chuvas, vento e outras intempéries que possam ocorrer no local da construção. 

 

 

3 Telhas quebradas ou mal posicionadas 

 

A ação dos ventos ou chuvas muito fortes pode acabar causando alguns danos no telhado, seja quebrando algumas telhas ou deixando-as mal posicionadas.

Desta forma, a água passa facilmente pelas frestas que são deixadas pelo encaixe das telhas, quando elas não estão colocadas da forma adequada; ou pelos pontos em que as telhas estão quebradas. 

 

 

4 Pontos de fixação

 

O mesmo ocorre em telhados que são fixados por parafusos, como as telhas metálicas, por exemplo. Embora o material seja muito resistente, se a fixação dos parafusos não for feita corretamente, a água vai passar por estes pontos, causando infiltração e comprometendo todo o projeto.

 

Por que alterar o caimento do telhado não é indicado?

 

Alterar o caimento do telhado pode ser uma tarefa muito complicada, envolvendo um custo alto, além de ser muito trabalhoso e inviável em alguns casos. Isso porque essa alteração mexe com toda a estrutura do telhado, e em algumas situações você poderá ser obrigado a trocar todo o material do telhado para conseguir o resultado esperado.

Ou seja, há opções mais indicadas para corrigir o problema, com menor custo e com alta confiabilidade. 

 

Impermeabilizar o telhado com borracha líquida pode ser a melhor solução para evitar goteiras no telhado.

Entre as formas mais indicadas para acabar com vazamentos e goteiras, investir em impermeabilização é a mais prática e duradoura. Mas é preciso estar atento, pois existem diferentes sistemas de impermeabilização no mercado, e o resultado final vai depender da qualidade do produto utilizado e de como a aplicação será feita. 

Uma tecnologia que possui um ótimo custo-benefício é a borracha líquida. Indicada para diferentes tipos de superfície, ela é uma solução que reúne características importantes, como: fácil aplicação, alta resistência, durabilidade e facilidade de manutenção. 

Ela pode ser utilizada em toda a extensão da superfície, nos casos em que o telhado é feito de um material pouco resistente à água, ou caso ele esteja muito desgastado. E pode ser utilizada também nos casos em que os vazamentos ocorrem apenas em pontos críticos, como parafusos de fixação e encaixe de telhas. Nesse caso, é possível impermeabilizar pontualmente, criando uma barreira para a água apenas nos pontos que estão sofrendo com a infiltração. 

Você pode utilizar a borracha líquida em telhados cerâmicos, metálicos, fibrocimento, e também em outras superfícies como laje, garagem, piscina, fachada, entre outros. 

Entenda um pouco mais sobre a borracha líquida Imperlast e todas as possibilidades que ela oferece para acabar com problemas de infiltração, vazamentos e goteiras.  Além disso, existem soluções como redução térmica para telhados e paredes externas, além de revitalização de diferentes áreas.

 

Aperte ENTER para realizar a busca ou ESC para fechar
Precisa de ajuda?