Tipos de telhas: saiba como escolher a ideal para sua construção

Escolher os tipos de telhas mais adequadas à sua construção pode ser bem complicado. Além da função básica de fazer a cobertura da construção, o telhado possui uma série de funções importantes, como: conforto térmico, proteção para diferentes condições climáticas, isolamento acústico, entre outras.

E apesar do telhado ser uma das últimas etapas da construção, ele deve ser planejado logo no início do projeto, pois precisa considerar as especificidades dos tipos de telhas utilizadas: a inclinação necessária, os tratamentos complementares (térmico/ acústico), cor e durabilidade.

Hoje é possível encontrar no mercado variados tipos de telhas, cada uma com características específicas e que devem ser escolhidas a partir da melhor adaptação às necessidades da edificação, do seu gosto pessoal e do orçamento disponível, claro.

Conheça os tipos de telhas mais comuns no Brasil e veja qual delas se encaixa melhor no seu projeto:

Principais tipos de telhas:

Telhas cerâmicas

 

Não é exagero dizer que as telhas cerâmicas são de longe as preferidas no país. Elas são super tradicionais e dão um estilo mais rústico e aconchegante para a construção.

Elas possuem algumas variações, as mais utilizadas são: francesa, portuguesa, romana, colonial e plan. A principal diferença entre elas está no formato. Outro tipo de telha cerâmica é a esmaltada, que possui diversas cores. O tratamento com esmalte ou verniz ajuda a aumentar a durabilidade e prevenir proliferação de fungos.

Vantagens: são telhas duráveis, possuem boa resistência ao vento e chuvas, e possibilitam uma boa proteção térmica e facilidade de manutenção.

Desvantagens: o peso dessas telhas exige uma estrutura mais resistente, aumentando o custo total do telhado e forçando mais a estrutura da construção. Para quem busca por algo mais leve e econômico, essa característica pode ser uma desvantagem

Telhas de concreto

Conhecida também por telha de cimento, conta com grande variedade de cores e formatos. São feitas basicamente a partir da mistura de cimento e areia e são bem maiores que as telhas cerâmicas. São altamente resistentes.

Vantagens:  as telhas de concreto apresentam boa durabilidade, bom conforto térmico, e alta impermeabilidade.

Desvantagens: são ainda mais pesadas que as telhas cerâmicas, ou seja, é preciso que a estrutura que irá recebê-las tenha uma forte sustentação.

Telhas ecológicas:

Telhas ecológicas são aquelas fabricadas com material reciclado. Esse tipo de material tem tido cada vez mais procura, já que é altamente sustentável. Existem telhas ecológicas feitas a partir de fibras como da bananeira e coco, de madeiras, da fibra de celulose, entre outros materiais.

Vantagens: sua principal vantagem é garantir a redução dos resíduos na construção civil. Mas, existem outros benefícios: possui um bom isolamento acústico e conforto térmico. Além disso, tem alta resistência e durabilidade.

Desvantagens: possui uma estética um pouco diferente dos outros tipos de telhas, devido ao uso de material reciclado. O resultado visual acaba desagradando algumas pessoas.

Telhas metálicas:

As telhas metálicas podem ser feitas de aço, cobre, alumínio, ou liga de metais. São muito comuns em construções industriais, pois suas placas têm grandes dimensões e facilitam a utilização em grandes espaços.

Vantagens: são leves, resistentes e fáceis de montar.

Desvantagens: não possuem um bom isolamento acústico e térmico. Mas, esse problema pode ser resolvido com a instalação de outros materiais no telhado.

Telhas de fibrocimento:

Esse tipo de telha é formada por concreto e diferentes tipos de fibras. Ela funciona como uma substituição às antigas telhas de amianto. A telha de fibrocimento costuma ser grande e por isso são necessárias poucas telhas para fazer a cobertura de uma casa, o que acaba resultando num custo mais baixo.

Vantagens: o material é leve e possui boa resistência. Pode ser instalado em coberturas com pouca inclinação e possui baixo custo.

Desvantagens: é preciso cuidado na hora da instalação, ter atenção aos pontos de fixação para evitar problemas com chuvas e ventos.

Telhas de policarbonato:

As telhas de policarbonato são feitas a partir de resinas derivadas do carbono. Elas são maleáveis, têm resistência ao fogo, suportam alta variação de temperatura e possuem proteção térmica e anti-UV.

Vantagens: tem alta transparência, o que permite um maior aproveitamento da luz natural. Além disso, são bem leves e resistentes.

Desvantagens: o material risca facilmente e não tem tolerância a produtos abrasivos, sendo ideal utilizar apenas sabão neutro.

Telhas de PVC

As telhas de PVC (Policloreto de Vinila) são opções bem versáteis, possibilitam diferentes inclinações e são resistentes ao fogo. Os modelos mais buscados são placas que imitam um conjunto de telhas cerâmicas.

Vantagens: possuem fácil instalação e manutenção, e são bem leves.

Desvantagens: devem ser evitadas em regiões de calor ou frio intenso.

Telha de vidro:

As telhas de vidro são uma opção para dar mais luminosidade e elegância ao ambiente. São utilizadas mais frequentemente em áreas externas, ou apenas em alguns pontos dos cômodos internos, em conjunto com outros tipos de telha, para melhorar a iluminação.

Vantagens: facilita passagem de luz natural, deixa os espaços mais amplos

Desvantagens: tem o valor relativamente alto e não possuem boa retenção ao calor.

Quer saber mais sobre reformas, redução térmica, limpeza de superfícies, tipos de impermeabilização e muito mais? Acesse o Blog  e canal no Youtube e veja conteúdos exclusivos que vão facilitar a sua vida dentro de casa.

Aperte ENTER para realizar a busca ou ESC para fechar
Precisa de ajuda?