Como fazer impermeabilização de telhado com borracha líquida em 3 etapas

No vídeo acima, você vai poder acompanhar o passo a passo para fazer a impermeabilização de telhado com borracha líquida, e perceber como é fácil livrar seu telhado das infiltrações, e com cara de novo de forma simples e sem quebradeira!

Antes de iniciar o processo de impermeabilização, o primeiro passo deve ser dedicado à limpeza da área. Esse processo é importante para que o produto tenha a aderência correta à superfície e para que você consiga os melhores resultados com a aplicação. De nada adianta seguir corretamente as recomendações de aplicação, e não realizar uma limpeza adequada da superfície. 

1ª etapa da impermeabilização de telhado

Aplicação do reforço estrutural Bidim – Sentido Horizontal

Para começar, é feita a aplicação da borracha líquida na superfície. Depois, é necessário posicionar o Bidim nos locais onde ele é necessário. No caso de telhados, o reforço estrutural deve ser colocado nas juntas entre as telhas, tanto no sentido horizontal das telhas, como no sentido vertical. Nessa primeira etapa, o reforço estrutural será colocado no sentido horizontal da telha. 

Após a aplicação do Bidim, você deve realizar a aplicação da borracha líquida novamente, com uma camada sobre o Bidim. É importante destacar que, nesse processo, as duas aplicações da borracha líquida (antes e depois do Bidim) devem ser feitas antes que a borracha líquida seque. Ou seja, a segunda demão, que vai sobre o Bidim, deve ser aplicada com a primeira demão, a que vai na superfície, ainda em seu estado pastoso. 

Então, um detalhe que tem muita importância é que toda essa etapa de aplicação do Bidim deve ser feita em intervalos curtos, como pode ser observado no vídeo. Geralmente, a aplicação é feita com um intervalo de meio a um metro, no máximo, para fazer a aplicação dessas duas camadas que envolvem o material. 

É importante destacar que, durante a etapa de posicionamento e aplicação do Bidim, você deve se certificar de que a manta esteja livre de rugas e bolhas de ar. Ou seja, a camada deve estar bem esticada e lisa. 

2ª etapa da impermeabilização de telhado 

Aplicação do Bidim – Sentido Vertical

Nessa etapa, deve ser realizado o posicionamento e aplicação do Bidim. Só que dessa vez, no outro sentido da telha. No sentido vertical, do comprimento da telha. Ou seja, em todas as juntas entre uma telha e outra, é necessário fazer a aplicação do Bidim. Dessa forma, teremos a garantia de que essa região foi calafetada, de que ela foi vedada da forma correta. Dessa forma, impedindo completamente a passagem de água. 

Então, como você pode visualizar no vídeo, é feita a aplicação do reforço estrutural, e logo em seguida, a aplicação da borracha sobre ela. É importante destacar, mais uma vez, que esse processo é feito em intervalos curtos. Não é necessário e nem se deve fazer uma aplicação muito estendida. Ou seja, ao aplicar a borracha na superfície, você não deve desenrolar o Bidim por muitos metros para depois aplicar essa segunda demão que vai sobre o Bidim. É importante fazer essa etapa de forma gradual

3ª etapa da impermeabilização de telhado 

Aplicação da borracha líquida em toda extensão do telhado

Então, após realizada a aplicação do Bidim, é feita a aplicação da borracha em toda superfície. Ela deve ser realizada não só nas juntas, mas também na face das telhas. Dessa forma, é possível garantir a homogeneização da aplicação para a obtenção de um acabamento ideal.

Essa etapa da aplicação pode ser feita tanto com rolo como com a trincha (pincel), então vai depender muito da maneira como o aplicador gosta mais de trabalhar. 

É importante ressaltar que a aplicação do Bidim não deve ser feita somente nas juntas entre as telhas, mas também no encontro entre telhados e paredes, entre o telhado e uma eventual calha ou rufo, e em todos os pontos que apresentam juntas que podem ser pontos de vazamentos. 

Resultado final 

O resultado obtido após a aplicação de todo o processo é um resultado extremamente uniforme. O telhado ficou livre de vazamentos e infiltrações, além de ter ganhado um aspecto de novo. Tudo isso foi possível seguindo todos os passos recomendados, para garantia do melhor resultado: limpeza correta da superfície, aplicação do reforço estrutural nas juntas, no sentido vertical e horizontal das telhas, e depois a cobertura com mais 3 demãos de borracha líquida em toda superfície. 

Para saber mais sobre infiltrações, vazamentos e soluções com borracha líquida em diversas superfícies, como telhados, lajes, piscinas e estacionamentos, acesse Imperlast e conheça os produtos que podem resolver o seu problema. E para ficar sempre informado sobre novos conteúdos, entender como funciona a aplicação da borracha líquida na prática e saber mais dicas sobre impermeabilização e revitalização para sua casa, inscreva-se no nosso canal no Youtube e ative as notificações!

Aperte ENTER para realizar a busca ou ESC para fechar
Precisa de ajuda?